Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, é quem aparece no vídeo em questão
Reprodução/redes sociais
Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, é quem aparece no vídeo em questão

Circula nas redes sociais um vídeo em que supostamente o ministro da Casa Civil, Rui Costa, teria dito que defende "1000%" o grupo extremista Hamas . Entretanto, a informação  é enganosa .

Na realidade, o homem em questão no vídeo é homônimo ao ministro. Quem aparece é Rui Costa Pimenta, presidente do PCO (Partido da Causa Operária). No vídeo, Pimenta diz que o PCO está "1000%" com o Hamas no que diz respeito ao conflito contra Israel . "Nós aqui não vamos aceitar nenhum tipo de hipocrisia política, cujo único resultado vai ser um novo massacre e continuidade do esmagamento permanente da população palestina".

Pimenta ainda critica o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, chamando-o de "palhaço que deixa as pessoas serem mortas em todo lugar". Ele acrescenta: "mas quando os palestinos, quando os escravos se levantam contra os escravagistas, ele vai lá falar que tomar refém é crime de guerra. O único problema aqui é que não há uma guerra, o que há aqui é um genocídio permanente".

Presidente do PCO, Rui Costa Pimenta (à esquerda), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (à direita)
Reprodução
Presidente do PCO, Rui Costa Pimenta (à esquerda), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (à direita)

Originalmente, o vídeo havia sido publicado no perfil do presidente do PCO no TikTok, o @cortesdopimenta1.

Diferentemente do PCO, o governo brasileiro repudiou os ataques terroristas do Hamas contra Israel. Entretanto, não considerou o oficialmente o grupo como "terrorista", seguindo as definições colocadas pelo Conselho de Segurança da ONU, órgão em que é membro. A ONU considera apenas Boko Haram, a Al-Qaeda e o Estado Islâmico como grupos islamistas terroristas.

No Facebook, a peça de desinformação já soma mais de 16 mil visualizações e 349 compartilhamentos.

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!