Circula um post nas redes sociais que afirma que o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL-SP)
, teria postado uma foto com integrantes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). Entretanto, a informação é falsa
!
A imagem que circula mostra Boulos ao lado de uma pedra, em que está escrito: "PSOL with Palestine". Na legenda, o posto diz: "Alguém sabe quem é esse garotão que está a esquerda, junto com seus amigos do Hamas ? Sim, é ele. Sr Guilherme Boulos".
Entretanto, a foto foi tirada no ano de 2018, em uma viagem de Boulos à cidade de Belém, na Cisjordânia. Os demais integrantes da fotografia, diferentemente do que é sugerido, não são membros do Hamas. Na realidade eles são correligionários do PSOL — Juliano Medeiros, então presidente do partido, e Fred Henrique, representante da Secretaria de Relações Internacionais da legenda.
Na época, Boulos concorria como pré-candidato à Presidência da República. Ele então fez uma viagem de três dias à Cisjordânia, com o intuito de conseguir fazer uma reunião com os movimentos sociais e lideranças políticas pró Palestina. Ele procurou também organizações de esquerda israelenses.
A imagem voltou a tona após os ataques do grupo Hamas a Israel, que resultou no bombardeio da Faixa de Gaza . A repercussão foi tamanha, que o próprio deputado veio às redes para criticar a disseminação de desinformação.