Circula nas redes sociais um vídeo em que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, teria sido supostamente apedrejado durante um desfile cívico nesta quarta-feira (06). Entretanto, a informação está distorcida
.
O vídeo, que viralizou no Instagram, traz um youtuber que diz que o "amigo do Lula" havia sido apedrejado pela população venezuelana em um desfile cívico. Ele ainda pede que a imagem da suposta ação popular seja compartilhada.
O presidente venezuelano foi alvo de apedrejamento, mas não na data em que o vídeo diz. Na realidade, o caso aconteceu no dia 11 de abril de 2017, durante um desfile militar na cidade de San Félix, no Estado de Bolívar.
Na época, o desfile foi transmitido pela TV estatal, que cortou a transmissão assim que os ataques começaram. Nela, era possível ver pessoas atirando objetos contra Maduro, enquanto ele se despedia da multidão. As imagens chegaram a ser transmitidas pela imprensa internacional.
Poucas semanas antes do ataque, manifestações tomaram o país em meio a uma forte crise econômica em que a Venezuela passava, além de uma onda de autoritarismo que surgia no governo.
No desfile, o presidente da Venezuela foi atacado com ovos e pedras no final do percurso. A imprensa noticiou que diversas pessoas foram detidas por conta do episódio. Dentre eles, cinco jovens — com idades entre 15 e 20 anos — foram presos por lançarem "objetos afiados" contra o veículo em que Maduro estava.