Na legenda, o vídeo diz:
Reprodução/redes sociais
Na legenda, o vídeo diz: "VAZOU!!! Lula assume que o PT quebrou o país"

Circula nas redes sociais um suposto vídeo vazado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que ele diz que "o Estado está falido". A fala é associada com uma legenda, que diz que o presidente teria admitido que "quebrou" o país durante o seu governo. Entretanto, a informação  é falsa .

Não é a primeira vez que o vídeo viraliza nas redes sociais. A gravação é antiga e foi tirada de contexto. A publicação original do vídeo é de dezembro de 2016, durante uma live no Facebook do petista. Na ocasião, ele teria dito que o país "quebrou", fazendo uma análise econômica, que levava em consideração diversos fatores que contribuíam para a crise que o Brasil passava na época, como, por exemplo, a Operação Lava Jato. .

Na época, Lula participava do lançamento de um observatório no Rio de Janeiro, que havia sido criado para acompanhar os processos judiciais da Operação Lava Jato, que estavam sendo movidos contra ele. O petista fez diversas críticas ao então presidente, Michel Temer (MDB), sendo principalmente focadas às políticas econômicas adotadas pelo governo. "Era necessário acabar com o projeto do PT. Se essa Dilma conclui esse mandato, e depois vem o Lula, precisava acabar. [...] Eles deram o golpe, 'vamos resolver o problema da economia', não vão resolver porque são incompetentes", disse Lula na época.

Ele cita ainda fatores que contribuíram para a crise econômica, que ele chamou de "roda gigante parada".""Além dos processos contra mim, você tem a economia quebrada, você tem tudo não funcionando. A roda gigante está parada. Como é que a gente retoma isso?", afirmou Lula.

"Nós estamos vivendo um momento em que a União, ela não tem nenhuma capacidade de arrecadação. Se ela não tem capacidade de arrecadação, ela não tem capacidade de investimento. Para ela aumentar a arrecadação, teria que ter um grupo de gente com coragem de propor aumento de imposto. Não tem. Ou a gente teria que ter coragem de acabar com as desonerações que a Dilma [...], que foi uma desoneração que significou R$ 500 bilhões a menos de entrada de dinheiro dentro do cofre do estado", falou o petista.

Lula faz críticas a atuação dos bancos públicos: "Os bancos não emprestam dinheiro. Os bancos privados, porque ganham na Selic e em outras coisas. Os bancos públicos, que deveriam servir de exemplo, como nós fizemos em 2008, estão seguindo os bancos privados. Antigamente, a gente usava os bancos públicos para baixar os juros, pro banco privado baixar. [...] Acabaram os bancos públicos". 

Além de Lula, o vídeo conta com a presença de autoridades e famosos, como a cantora Beth Carvalho, o escritor Fernando Moraes, e políticos como o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). 

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!