Circula nas redes sociais uma publicação que associa o quadro médico do apresentador de TV, Fausto Silva, a vacinação contra a Covid-19. O vídeo que vem sendo compartilhado, é acompanhado pelo seguinte legenda: "O Hospital Albert Einstein informa que Fausto Silva (Faustão) teve um agravamento em seu quadro clínico, necessitando entrar no transplante de coração. Se você se vacinou…Entenda o que está ocorrendo. Vacinas de mRNA Causam Danos Cardíacos Irreversíveis em Bilhões de Pessoas". Entretanto, a informação é falsa .
O problema cardíaco do apresentador tem sido acompanhada pelos médicos desde 2020. A informação foi dada em nota pelo Hospital Israelita Albert Einstein, e diz que a vacinação de Faustão só veio acontecer meses depois, sendo a primeira dose aplicada em março de 2021.
Na nota, o hospital diz: "Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração".
Faustão já apresentava problemas cardíacos antes da pandemia do novo coronavírus. O apresentado havia sido internado em 2018, após ser submetido a uma cirurgia de angioplastia, com o objetivo de desobstruir uma artéria e colocar dois stents. Nos exames de rotina de Fausto Silva, foi detectado a obstrução e a necessidade de um cateterismo, que visava investigar vasos sanguíneos e o interior do coração.
Sobre a vacina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota que diz que os dados disponíveis acerca das vacinas contra a Covid-19, mostram que o imunizante apresenta mais benefícios do que riscos para que os usam.
"O monitoramento demonstra que a grande maioria dos eventos identificados são não graves, normalmente relacionados a efeitos no local da aplicação, como dor e inchaço, ou eventos de curta duração, como ocorrência de febre e indisposição. Assim, quando eventos graves ocorrem, há necessidade de uma investigação, com o objetivo de um diagnóstico diferencial e exclusão de causas alternativas", diz a Agência.
O quadro de insuficiência cardíaca do apresentador levou a adição de Fausto Silva na fila única de transplantes, segundo a nota do Hospital.