A legenda do vídeo traz:
Redes sociais
A legenda do vídeo traz: "Boulos e Marta Suplicy são EXPULSOS de Parelheiros por comerciantes locais"

Circula nas redes sociais que o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), junto a pré-candidata a vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP), teriam sido expulsos de Parelheiros — distrito da capital de São Paulo — no dia 22 de fevereiro. Entretanto, a informação  é falsa .

A peça de desinformação distorce os fatos que aconteceram no início do evento na região. Um tumulto gerado pela presença dos políticos em um estabelecimento acabou resultando na reclamação de um vendedor. Mas, diferente do que estava sendo veiculado na peça de desinformação, não há indícios de que eles tenham sido expulsos do local.

As reportagens veiculadas no dia sobre a visita não cita nenhum evento parecido com o que é descrito no vídeo. A peça de desinformação ainda utiliza de uma gravação de uma mulher não identificada que teria supostamente visto Marta Suplicy ser expulsa da região.

A confusão aconteceu entre jornalista e militantes, e acabou irritando um vendedor. Ele pegou o microfone e disse que em seu comércio "só eram permitidas pessoas físicas” e que “bagunça aqui, não”. Neste momento, Boulos e Marta deixam o local e se dirigem para o estabelecimento ao lado, com o evento acontecendo normalmente.

De acordo com a reportagem feita pelo Valor Econômico na época, "a cena, gravada do lado de fora, já começou a ser distribuída por adversários para dizer que o pré-candidato e a vice foram expulsos — o que não aconteceu. Nas outras lojas, assessores tentaram minimizar o tumulto ao pedir que os apoiadores não entrassem nos comércios”.

O vídeo já conta com mais de 1 milhão de visualizações no YouTube, além de centenas de compartilhamentos no Facebook.

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!