Ato em apoio ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista – 25.02.2024
Rovena Rosa/Agência Brasil
Ato em apoio ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista – 25.02.2024

Circula nas redes sociais que a Polícia Militar teria informado que o ato promovido por apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) , teria conseguido reunir cerca de 3 milhões de pessoas. O ato aconteceu no último domingo (25), na Avenida Paulista, em São Paulo. Entretanto, esta informação  é falsa .

A peça de desinformação vem sendo disseminada no Facebook, contando com centenas de compartilhamentos. Ela também foi circulada no WhatsApp, aplicativo que não é possível mensurar seu alcance.

Nela, é escrito: "SEGUNDO a PM de SÃO PAULO, a AVENIDA PAULISTA estava [em 25/02/24] com AGLOMERAÇÕES em todos os 18 quarteirões e também em RUAS PARALELAS, chegando a quantia estimada de TRÊS (3) MILHÕES de PESSOAS".

Entretanto, segundo uma nota da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a Polícia Militar teria contabilizado 750 mil pessoas no ato, cerca de um terço do número divulgado pela peça de desinformação. Desse número, 600 mil estaria na Avenida Paulista e 150 mil em ruas adjacentes.

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, a SSP teria dito que a estimativa foi feita através de um coeficiente de ocupação levando em conta as fotos aéreas e "informações das equipes em terra”. 

O número de pessoas que compareceram ao evento foi pauta de discussão após o Monitor do Debate Político no Meio Digital, órgão que reúne pesquisadores da USP, utilizou um cálculo de público que baseia em imagens aéreas com um software de contagem de cabeças.  Segundo ele, o ato contou com apenas 185 mil pessoas.

Entretanto, o método teria um erro percentual médio de 12%, o que poderia chegar a um número máximo de 207,2 mil pessoas dentro da faixa de erro.

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!