
Circula nas redes sociais um vídeo em que supostamente o médico oncologista Drauzio Verella teria dito que a vacina QDenga causaria câncer nas pessoas. Entretanto, a informação é falsa
.
O vídeo compartilhado no Facebook e Instagram na realidade foi editado. A publicação contava com mais de 5 mil curtidas e centenas de compartilhamentos. Ele ainda era acompanhado pela seguinte legenda: "A vacina da dengue é transgênica, altera o DNA e causa câncer", informações que não são verdadeiras.
O vídeo original foi publicano no canal do médico. Ele explica como funciona o imunizante que foi recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde e que começará a vacinação neste mês de fevereiro. Na peça de desinformação, a fala de Drauzio é alterada para sugerir que o imunizante causa câncer nas pessoas, além de alterar o DNA humano. Entretanto, nenhumas das afirmações são verdadeiras, com o próprio médico já tendo desmentido afirmando que a vacina é segura.
Veja o vídeo original
Na peça de desinformação, é retirada a parte em que Drauzio reforça sobre a segurança do imunizante. "Testada, é segura e deve ser usada na vacinação”, diz o médico no vídeo original.
O médico publicou um texto em sua página oficial sobre a QDenga, levantando sobre sua segurança. Ele ainda lembra que os resultados dos estudos foram apresentados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023, além de ter nenhum caso nos testes clínicos do imunizante, registros de que a vacina tenha causado câncer.