No vídeo que circula nas redes sociais, o deputado Gustavo Gayer (PL) estaria comemoranda a aprovação do impeachment
Redes sociais
No vídeo que circula nas redes sociais, o deputado Gustavo Gayer (PL) estaria comemoranda a aprovação do impeachment

Circula nas redes sociais um vídeo em que, supostamente, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) estaria comemorando a aprovação do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na legenda, está escrito: "Foi aprovado o impeachment de Xandão". Entretanto, a informação  é falsa.

Na realidade, o vídeo de comemoração de Gayer não tem relação com um suposto impeachment de Moraes. O parlamentar estava comemorando, no plenário do Senado, a aprovação da  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas de ministros do STF.

Desde 2021, o Senado Federal já somou ao menos 21 pedidos de impeachment contra Moraes, que seguem em tramitação. No entanto, a Casa não aprovou nenhum deles. Os requerimentos aguardam a manifestação técnica da Advocacia do Senado, podendo ser acompanhado pelo site do Senado .

Nem no site da Casa e nem em outros veículos de comunicação há quaisquer informações sobre um suposto afastamento do ministro do STF. Em 2022, um boato similar foi desmentido pelo legislativo.

De acordo com a Lei Federal nº 1.079/1050, o Senado é o responsável por julgar os ministro do STF nos casos de crime de responsabilidade. Isso inclui o exercício de atividade político-partidária, proferir julgamentos em que seja suspeito na causa ou proceder de modo incompatível com a honra. O ministro é afastado caso receba dois terços dos votos dos senadores presentes.

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!