Circula nas redes sociais um vídeo onde supostamente os governos dos Estados Unidos e do Canadá teriam emitido alertas sobre a chegada de uma onda de frio extremo no Brasil neste 2024. A informação, no entanto, é falsa
.
O vídeo em questão é um trecho do programa da TV Pampa, de 2021. Ele foi tirado de contexto e aumentado. Na realidade, o programa havia noticiado sobre dados de modelos meteorológicos internacionais que apontavam para uma possível onda de frio intenso no Brasil em 2021. Não há qualquer menção de alerta vindo de entidades internacionais.
No dia 23 de julho de 2021, o comentarista afirmou que havia uma possibilidade da onda de frio extremo chegar ao Brasil, atingindo principalmente os estados da região Sul. A previsão foi feita pelo MetSul, usando os modelos meteorológicos americanos e canadenses. Entretanto, não há alertas dos países sobre o tema nem na época, nem atualmente.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que é responsável pelo monitoramento climático do Brasil, informou que a menor temperatura que foi registrada na época foi de -8,6 ºC no município de Bom Jardim da Serra (SC).
A peça de desinformação foi publicada no Facebook, Instagram e TikTok, somando maus de 790 mil visualizações e centenas de compartilhamentos.