A imagem foi criada por Inteligência Artificial
Redes sociais
A imagem foi criada por Inteligência Artificial

Circula nas redes sociais uma suposta imagem do presidente da Argentina, Javier Milei, se ajoelhando e beijando as mãos do presidente da China, Xi Jinping. A ação seria para o líder chinês ajudar o país sul-americano com US$ 5 bilhões. Entretanto, a informação  é falsa .

Na publicação, a imagem é acompanhada da seguinte legenda: "Para conseguir uma ajuda de U$ 5 bilhões de Xi Jinping, Javier Milei se ajoelhou diante de representante do governo chinês mande isso para um bolsonarista extremista porque você merece sorrir nessa quarta feira". 

No entanto, Milei não se ajoelhou para Xi Jinping.  A imagem trata-se de uma criação feita por inteligência artificial, podendo ser visto deformações na sua construção. Algumas delas são no rosto do presidente argentino e na orelha do líder chinês. Outro ponto destacado são as mãos fundidas de um homem que acompanha a cena.

Além disso, a imagem não é recente. Uma fotografia semelhante surgiu em março, após a visita de Xi Jinping a Moscou. Entretanto, na época, diziam que o presidente russo, Vladimir Putin, teria se ajoelhado para o presidente chinês. 

No dia 12 de dezembro, dois dias após a posse de Javier Milei como presidente da Argentina , o sul-americano enviou uma carta ao presidente do país asiático pedindo que fosse renovado o acordo de swap de moedas em vigor com a China. Nele, é previsto o valor de US$ 5 bilhões. Dessa maneira, os países passam a  utilizar o yuan ao invés de dólar nas transações comerciais. A medida, no entanto, é contra a máxima defendida na campanha eleitoral, onde Milei dizia que não faria negócios com países considerados "comunistas".

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!