O vídeo em questão foi tirado de contexto
Redes sociais
O vídeo em questão foi tirado de contexto

Circula nas redes sociais um suposto vídeo onde o jornalista Guga Chacra teria chorado ao vivo, após receber a notícia de que o então candidato à presidência da Argentina, Javier Milei , teria vencido às eleições. Assim que anunciado a vitória do ultraliberal no último domingo (19), a câmera teria cortado para o comentarista político, que supostamente estava em lágrimas, dizendo "é muito triste isso tudo”. Entretanto, esta informação  é falsa .

O vídeo que circula nas redes sociais na realidade foi alterado. Ele traz um recorte de um vídeo de 2020, quando o jornalista estava comentando sobre a pandemia da Covid-19, e acabou se emocionando com a situação.

Na ocasião, Chacra realmente chorou ao vivo. O caso aconteceu no dia 15 de março de 2020, momento inicial da pandemia. O comentarista estava falando sobre o avanço da doença no Brasil na época. "É muito triste isso tudo que a gente está [vivendo]. Estava até falando com o Caio [Blinder] fora do ar, dá até vontade de chorar", disse o jornalista.

No próprio vídeo, é possível ver que, ao retornar a câmera a Chacra após o anúncio da vitória de Milei, o GC (Geração de Caracteres) do jornal mostra "pandemia do coronavírus". Entretanto, ela é rapidamente coberta por uma foto do presidente eleito.

Javier Milei é um economista de ultradireita liberal, de 53 anos.  Ele venceu o segundo turno das eleições presidenciais no último domingo. O candidato é comparado com o ex-presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, e  Jair Bolsonaro (PL).

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!