Quem aparece no vídeo na realidade é a humorista Virgínia Álvares
Redes sociais
Quem aparece no vídeo na realidade é a humorista Virgínia Álvares

Circula nas redes sociais um suposto vídeo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em que ele teria dito a uma mulher que era fã dela , após abraçá-la e posar para a foto. Segundo a legenda, a mulher em questão seria Luciane Barbosa Farias , conhecida como ' dama do tráfico amazonense ', esposa de um dos suspeitos de ser um dos chefes do Comando Vermelho, o traficante conhecido como 'Tio Patinhas'. Entretanto, a informação  é falsa

 A legenda do video diz: "Brasil: Ministro da justiça Flávio Dino diz ser fã de ‘primeira-dama’ do CV  em vídeo que circula nas sociais nesta terça (14)". Na verdade, a mulher que aparece no vídeo não é Luciane, mas sim de uma humorista.

Virgínia Álvares é humorista e posa para a foto com o ministro. A ocasião foi comentada pela artista no canal do YouTube no dia 27 de julho de 2023, com o título "Flávio Dino é meu fã". Ela ainda compartilhou a cena no perfil do Instagram.


'Dama do tráfico amazonense'

A mulher com quem tentam ligar a imagem do ministro da Justiça é  Luciane Barbosa Farias, conhecida como 'dama do tráfico amazonense'. Ela foi condenada a 10 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. Luciane era considerada como o braço financeiro da organização criminosa.

Ela é esposa de  Clemilson dos Santos Farias, o 'Tio Patinhas', que é um dos suspeitos de ser o chefe do Comando Vermelho no estado e está preso desde dezembro de 2022.

O nome de Luciane cresceu nos últimos dias após uma reportagem do Estadão apontar que ela teve encontros com secretários no prédio do Ministério da Justiça, em Brasília, este ano.  

A informação foi confirmada pela pasta em nota, mas explicando que se tratavam de atendimentos solicitados pela Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim). Além disso, é apontado que Luciane apenas estava como acompanhante da discussão, não como requerente.

Em uma coletiva feita na última segunda-feira (13), o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, assumiu que foi o responsável por ter feito os encontros: "A responsabilidade é integralmente minha, porque eu tenho autonomia para decidir quem eu vou receber ou quem eu não vou receber. Eu não consulto o ministro sobre isso”.

Após a repercussão do caso, a pasta alterou as regras para a entrada de visitantes no Palácio da Justiça. Com isso, a Portaria SE/MJSP nº 1.601 determina que um pedido formal prévio seja requerido, dando tempo para o órgão avaliar. Os interessados deverão apresentar os nomes e CPFs de todos os participantes e acompanhantes, sendo enviado com uma antecedência de, no mínimo, 48h.

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!