Circula nas redes sociais um suposto vídeo de uma explosão de um túnel do Hamas em Gaza, que estava repleto de explosivos. Segundo as informações contidas no vídeo, a destruição do túnel teria sido feita por Israel. Entretanto, a informação é falsa.
Na realidade, o vídeo trata-se de um incêndio de um mercado de fogos de artifício no México, ocorrido em 2016. Essa gravação vem sendo falsamente atribuída ao conflito entre Hamas e Israel em publicações no Facebook, Instagram e TikTok.
Em algumas publicações, é dito que Israel foi o responsável pela explosão do túnel, que estaria cheio de explosivos, que futuramente seriam usados pelo Hamas. Nessas publicações, ainda é dito que o premiê israelense, Benjamin Netanyahu teria afirmado que a guerra estava apenas começando.
Já em outras publicações, é dito que a suposta explosão teria acontecido de forma legal, sendo usado o termo "dentro das quatro linhas".
Entretanto, as imagens utilizadas são de uma ocasião que faz cerca de sete anos que aconteceram. Em 2016, uma pessoa passava com o carro próximo ao mercado de fogos de artifícios na cidade de Tulpec, a cerca de 42 quilômetros da Cidade do México, e conseguiu registrar o incêndio que levou às explosões.
O incêndio aconteceu no dia 20 de dezembro de 2016, deixando mais de 30 mortos e ao menos 60 feridos. O local continha 300 barracas que vendiam fogos de artifícios. Após o incidente, apenas 4 ficaram de pé.