
Circula nas redes sociais um vídeo de uma suposta entrevista do presidente da Rússia, Vladimir Putin, fazendo duras críticas ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O motivo seria o encontro bilateral entre o petista e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , na Assembleia Geral da ONU , na última semana. Entretanto, a informação é falsa .
O vídeo em questão, que está sendo veiculado no TikTok e no X (antigo Twitter), é, na realidade, uma entrevista cedida por Putin à emissora norte-americana CNBC, no dia 13 de outubro de 2021. Durante os 20 minutos de entrevista, não há quaisquer citações acerca do presidente brasileiro ou ucraniano. Veja a entrevista completa logo abaixo.
O vídeo que vem sendo veiculado nas redes sociais é acompanhado de uma narração em português, que distorce as falas do presidente russo. No original, a entrevista concedida em russo à jornalista Hadley Gamble, é discutida sobre energia e economia, tema do discurso que o presidente havia feito no Fórum Internacional da Semana da Energia Russa 2021, que aconteceu na capital, Moscou. O conteúdo da entrevista foi transcrito e traduzido para o inglês pela própria CNBC .
A publicação que distorce a fala de Putin teve um alcance de 854,9 mil visualizações no TikTok e mais de 30 mil no Twitter. Outras formas de compartilhamento, como mensagens via aplicativo, não conseguem ser mensuradas.
Lula e Zelensky se encontraram no dia 20 de setembro de 2023, após a participação na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.