Circula nas redes sociais um vídeo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que ele teria supostamente sido ignorado por líderes mundias após a fotografia oficial da Cúpula do G20 . Entretanto, a informação veiculada é falsa .
O vídeo em questão foi tirado de contexto. Ele foi gravado durante o encontro do G7, em Hiroshima, no Japão , nos dias 19 a 21 de maio. O presidente havia participado antes da foto de 11 reuniões bilaterais e diversas sessões de trabalho movidos pelo encontro, mas não chegou a interagir com os líderes no momento da fotografia.
A peça de desinformação foi publicada no Facebook, e, até a última quarta-feira (13), já somavam mais de 2 mil compartilhamentos. Na legenda, o autor da peça escreve: "Ninguém quer cumprimentar o ex-presidiário, todos viram as costas para ele após a foto oficial da reunião do G20, na Índia. Esse isolamento será por suas insanas declarações, por apoiar ditaduras ou porque (sic) é um corrupto reconhecido internacionalmente? É o Brasil passando vergonha!"
O vídeo também foi compartilhado pela deputada federal, Carla Zambelli (PL), através do seu perfil no Facebook. A postagem da parlamentar soma 647 mil visualizações.
Vale ressaltar que a imagem acabou sendo compartilhada via aplicativo de mensagem também — WhatsApp e Telegram —, que não consegue ser medido o alcance tomado.
No G20, Lula integrou as reuniões do bloco, além de fazer novos encontros bilaterais com representantes das nações integrantes do grupo e com países convidados. Além disso, vale ressaltar que o Brasil deve assumir a presidência do G20 em dezembro deste ano e irá sediar a próxima cúpula em 2024.