Circula nas redes sociais um vídeo que mostra veículos do Exército brasileiro com uma bandeira com as cores vermelho e branco. No vídeo, a pessoa que grava diz que se tratam de bandeiras de Cuba, que estariam fixadas na parte traseira dos veículos. A informação, no entanto, é falsa
.
Na realidade, a bandeira é o símbolo da Cavalaria da instituição. O Exército explica que as cores vermelho e branco são tradicionais da Arma de Cavalaria do Exército. Os veículos em questão são viaturas operacionais do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.
O autor do vídeo sinaliza que os veículos foram gravados no município de Cristalina, em Goiás, e que as bandeiras fixadas seriam do país Cuba. O autor ainda chama o quartel de "traidor" e que os militares do Exército são traidores da pátria, sendo alegações falsas.
Entretanto, as bandeiras não possuem nenhuma semelhança. A bandeira de Cuba é formada por um triângulo vermelho à esquerda com uma estrela no meio, além de faixas em azul alternadas com branco.
No próprio site do Exército, é possível ver o símbolo que representa a Cavalaria. Ele é formado por duas lanças cruzadas com bandeiras e um laço de fita no cruzamento. As cores branca e vermelha foram escolhidas no início do século XX, e no site é possível ver fotos de veículos da Cavalaria com a bandeira fixada.