Peças de desinformação estão fazendo uso de um vídeo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, no qual ele está acompanhado do governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão. O conteúdo malicioso alega falsamente que o ministro estaria abraçando o assassino da vereadora carioca Marielle Franco, executada em 2018.
O governador maranhense não possui relação alguma com o crime. Em 22 de fevereiro deste ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou abertura de inquérito da Polícia Federal para investigar o assassinato de Marielle bem como de seu motorista, Anderson Gomes.
No último dia 24 de julho, a Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram a Operação Élpis, primeira fase desta etapa da investigação que apura os homicídios. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, na cidade do Rio de Janeiro e na região metropolitana.
As investigações ainda não estão concluídas, mas seguem avançando. À época da Operação Élpis, o ministro da Justiça e Segurança Pública declarou: “A investigação não está, de forma alguma, concluída, o que acontece é que há um avanço, uma mudança de patamar. A investigação se conclui em termos de patamar da execução e há elementos para um novo patamar, que é a identificação dos mandantes”.
Fonte: Secom