O vídeo viralizou nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens
Twitter/@AdampiRj - 01.07.2023
O vídeo viralizou nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens

Um vídeo de um discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem circulado nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem. Nas imagens, Lula teria dito: "está proibido de fazer críticas a mim". Entretanto, fala em questão é  enganosa , tirando de contexto e editando um trecho do discurso feito pelo mandatário.

O discurso original feito no dia 29 de junho, em Brasília. Ocorria a abertura do 26º Encontro do Foro de São Paulo. Neste momento que viralizou nas redes, o presidente disse o oposto do que a publicação afirma, ressaltando que  ninguém está proibido de tecer críticas a ele e ao governo.

"Eu sou presidente da República, mas nenhum de vocês, nenhum, nem do PT, nem dos partidos brasileiros e nem dos partidos aliados da esquerda latino-americana, está proibido de fazer crítica a mim ou de chamar o PT à atenção por erro que eu possa cometer. Porque, senão, a gente não é companheiro", disse o presidente. Ele ainda levanta que aliado são aqueles que "dizem que você está errado". 

Na fala, Lula faz alusão a uma união entre os partidos de esquerda na América-Latina, e ressalta a necessidade de repensar alguns de seus discursos e erros. Ele pede então que a esquerda faça mais elogios aos governo com mesma linha de pensamento, mas não deixe de apontar as críticas. "Não, entre amigos, a gente conversa pessoalmente. A gente não faz críticas públicas porque as críticas interessam à extrema-direita, não interessam ao povo".

Ele completa dizendo: "Muitas vezes, nós na esquerda latino-americana nos autodestruímos. Porque utilizamos muitas vezes os nossos adversários nos meios de comunicação para falar mal de nós, para tentar nos destruir, para mostrar os nossos defeitos. Porque as virtudes nunca são mostradas".

Veja o vídeo na íntegra: 


checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!