Vídeos postados em redes sociais repercutem a informação falsa de que a obra de uma ponte na BR-153 sobre o Rio Araguaia teria sido embargada pelo Governo Federal. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra que ligará as cidades Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) segue em andamento e já está 87,53% concluída.
A ponte contará com 1.727 metros de extensão e será a maior do estado do Tocantins. Demanda antiga dos dois estados, o empreendimento tem custo estimado de R$193,1 milhões. A estrutura está prevista para ser entregue no início de 2024.
Atualmente, os veículos, que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem à outra do rio Araguaia, só podem fazer o trajeto por meio de balsa. A conclusão da ponte vai garantir que o percurso seja feito com maior segurança e rapidez.
O trecho da BR-153 que passa nesse ponto da divisa entre Pará e Tocantins é um importante eixo de ligação entre as regiões Norte e Sul do Brasil. Trata-se da via de integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia.
A construção da ponte na rodovia vai também impulsionar o desenvolvimento econômico local, uma vez que facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.
Fonte: SECOM