Um vídeo do interior de um avião luxuoso tem sido repercutido como sendo uma aeronave recém-adquirida pelo governo para servir como avião presidencial. As peças com esse boato dizem ainda que o valor da compra seria de R$ 400 milhões. Porém, esta é uma informação falsa . Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República esclarece que o governo não comprou um novo veículo.
O avião presidencial usado atualmente, batizado como “Santos-Dumont”, foi adquirido no ano de 2004 depois de sua compra ser aprovada em sessão do Congresso Nacional no dia 13 de julho daquele ano.
Segundo o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o Airbus A319 ACJ tem a matrícula FAB 2101. A Força Aérea Brasileira é a responsável por acompanhar e controlar o plano de manutenção e revisão da aeronave.
Antes do Santos-Dumont, o avião que servia à Presidência da República foi um Boeing-707 apelidado de “Sucatão”, comprado em 1986. A aquisição do Santos-Dumont representou uma economia de 71% nos gastos com viagens (US$ 5 mil dólares por hora de voo, em valores de 2005).
Com capacidade para até 55 pessoas, incluindo a tripulação, o avião é equipado com sistema de vídeo e áudio, banheiro com chuveiro, quarto com cama de casal e sala de reunião com oito poltronas.