Circula nas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
teria empurrado
um indígena
durante um evento de lançamento do programa Farmácia Popular. O evento ocorreu na quarta-feira, dia 7 de junho, em Recife. Entretanto, o trecho que viralizou é enganoso
.
A publicação edita o vídeo para mostrar apenas o momento em que Lula sapara as mãos do indígena , o cacique Marcos Xukuru — que é líder do Povo Xukuru e representante dos povos indígenas pernambucanos. No vídeo original, é possível ver que Lula e o Cacique estavam se cumprimentando.
A publicação que circula nas redes é legendada com “Lula empurra índio”, visando distorcer o acontecimento, com algumas postagens diminuindo a velocidade para manipular ainda mais a gravação.
O vídeo original pode ser encontrado no site da Folha de Pernambuco, e foi gravado pela jornalista Roberta Jungmann. Nele, fica claro que o presidente estava cumprimentando o indígena . Em seguida, ele teria apenas soltado a mão e acenou o público.
Ambos participavam do relançamento do programa Farmácia Popular, no Centro Comunitário da Paz (Compaz). O Ministério da Saúde explica que o programa visa atingir a população indígena com medicamentos de forma gratuita.
A Secretaria de Comunicação Social (SECOM) emitiu uma nota, desmentindo o boato circulado. "O vídeo, assim como outros que têm circulado, é uma edição com legendas deturpadas e cortes maliciosos com objetivos de difamação política”, afirmou, em nota.