O vídeo que circula faz uma associação entre a imagem do político com a prisão de outro padre
Redes sociais
O vídeo que circula faz uma associação entre a imagem do político com a prisão de outro padre

Circula falsamente nas redes sociais um vídeo em que associa o ex-candidato à presidência, Padre Kelmon, com a autoria de três roubos, o que teria levado a ser preso. Entretanto, o vídeo que Tik Tok utiliza um trecho de uma reportagem do SBT de 2021. A matéria traz a história da prisão de um padre que cometeu três assaltos, na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

O padre detido em 2021 se chama Elizeu Lisboa Moreira, e tinha 27 anos. Na época, Moreira disse à polícia que cometeu os crimes em um instante de "loucura", o que o levou a ser internado após uma semana preso em uma clínica psiquiátrica.

No TikTok, o vídeo foi editado para que a fala do repórter Lucas Abati terminasse antes de dizer o nome do padre detido. Moreira foi preso após cometer três assaltos com uma arma de brinquedo em Passo Fundo. A reportagem teria ido ao ar no dia 3 de março de 2021, logo quando detido. Padre Kelmon, por sua vez, só se tornaria figura pública conhecida nacionalmente no ano seguinte, durante as eleições.

O vídeo utiliza a imagem do ex-candidato com a fala do apresentador para fazer a falsa ligação. O apresentador do telejornal, Marcão do Povo, inicia a reportagem dizendo: "Não, você tá falando que é aquele padre? Não, você está de sacanagem comigo, é o fim dos tempos", o que acaba induzindo ao erro. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!