Circula nas redes sociais um suposto comunicado da Receita Federal, que diz intimar a população para regularizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O suposto documento informa que "a Receita Federal detectou inconsistências" no cadastro das pessoas, e que é necessário clicar no link para que seja regularizado. Entretanto, a informação é falsa
.
A imagem com o link foi bastante veiculado no WhatsApp, e diz: "Intimação para regularização de dados cadastrais A Receita Federal detectou inconsistências em seu cadastro de Pessoa Fisica, referente aos seus dados bancários declarados anteriormente [...] Para regularização da situação no Cadastro de Pessoa Física, acesse o endereço eletrônico abaixo e siga as instruções no site".
Entretanto, a informação não é oficial. A Receita Federal explica que em casos de necessidade de regularização do CPF, ele é feito apenas no site oficial do governo , e de forma gratuita. Na página, o requerente deve clicar em "Meu CPF", e seguir as instruções do site.
O link disponibilizado na peça de desinformação que circula nas redes sociais, é, na realidade, um possível meio de roubo de dados pessoais e aplicação de golpes, feitos por criminosos.
A desinformação não é recente, sendo compartilhada desde 2014, quando o órgão desmentiu o documento que chegava pelos Correios nas residências.
A Receita explica a taxa pedida pelos criminosos para a suposta regularização: "Essas mensagens contêm links que induzem ao recolhimento de uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF. A forma de abordar as pessoas, que muitas vezes nem necessitam de regularização, identificando-se como 'Receita' e utilizando o termo IRPF, assim como as cores da entidade e da bandeira nacional, leva a acreditarem que estão tratando com um órgão oficial do governo federal, o que é falso".