
Circula nas redes sociais um vídeo em que supostamente alunos da Universidade Federal do Pará estariam fumando maconha, utilizando um soprador de folhas. Na legenda da publicação, é escrito: "ENQUANTO ISSO, NA Universidade Federal do Pará , OS ALUNOS SE DIVERTEM.. LIBEROU *GERAL, AGORA QUE O BRASIL VAI FICAR* NAS MÃOS DOS TRAFICANTES E ZUMBIS ATORMENTANDO A POPULAÇÃO. FAZ UÉLI agora abestados!"
. Entretanto, a informação é falsa
.
Na realidade, trata-se de um vídeo antigo sem relação com a universidade. A filmagem circula há anos nas redes sociais, e mostra indivíduos conversando em inglês e espanhol, o que levanta a questão de não ter sido gravado no Brasil.
A própria UFPA desmentiu a informação, afirmando que a gravação não foi gravada na universidade. Eles levantam como prova o fato da língua que falam durante a gravação.
O vídeo já foi utilizado anteriormente e possui versões anteriores a vinculada a peça de desinformação, com posts em russo e alemão em diversas redes sociais. Em nenhuma publicação, no entanto, faz ligação com alunos da UFPA ou ao Brasil.
A publicação falsa conta com centenas de compartilhamentos e curtidas no Facebook e no Instagram.
O assunto tomou grande repercussão em meio as votações no julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. Confira como está o placar até o momento.