O vídeo circula nas redes sociais há anos, com os indivíduos conversando em outras línguas
Reprodução/redes sociais
O vídeo circula nas redes sociais há anos, com os indivíduos conversando em outras línguas

Circula nas redes sociais um vídeo em que supostamente alunos da Universidade Federal do Pará estariam fumando maconha, utilizando um soprador de folhas. Na legenda da publicação, é escrito: "ENQUANTO ISSO, NA Universidade Federal do Pará , OS ALUNOS SE DIVERTEM.. LIBEROU *GERAL, AGORA QUE O BRASIL VAI FICAR* NAS MÃOS DOS TRAFICANTES E ZUMBIS ATORMENTANDO A POPULAÇÃO. FAZ UÉLI agora abestados!" . Entretanto, a informação  é falsa .

Na realidade, trata-se de um vídeo antigo sem relação com a universidade. A filmagem circula há anos nas redes sociais, e mostra indivíduos conversando em inglês e espanhol, o que levanta a questão de não ter sido gravado no Brasil. 

A própria UFPA desmentiu a informação, afirmando que a gravação não foi gravada na universidade. Eles levantam como prova o fato da língua que falam durante a gravação. 

O vídeo já foi utilizado anteriormente e possui versões anteriores a vinculada a peça de desinformação, com posts em russo e alemão em diversas redes sociais. Em nenhuma publicação, no entanto, faz ligação com alunos da UFPA ou ao Brasil.

A publicação falsa conta com centenas de compartilhamentos e curtidas no Facebook e no Instagram. 

O assunto tomou grande repercussão em meio as votações no julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) da  descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.  Confira como está o placar até o momento.

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!