
Circula nas redes sociais que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria convocado o Congresso após as falas de apoio à Venezuela do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a declaração, a convocação seria para impor sanções ao Brasil pelo teor do discurso de Lula em prol a Venezuela. Entretanto, a informação é falsa
.
Durante a vinda do presidente Nicolás Maduro para o Brasil na última segunda-feira (29), Lula disse em discurso no Palácio do Planalto que o autoritarismo visto no país é apenas uma "narrativa". Ele ainda levantou que os problemas socioeconômicos da Venezuela são causadas pela sanções aplicadas pelos Estados Unidos.
"É culpa dos Estados Unidos, que fizeram um bloqueio extremamente exagerado. Eu sempre acho que bloqueio é pior do que a guerra, porque a guerra mata soldados em batalha. O bloqueio mata crianças, mulheres, pessoas que não têm nada a ver com a disputa ideológica em jogo", afirmou o presidente.
Líderes mundias chegaram a comentar a fala de Lula, mas não houve nenhuma reação do presidente norte-americano, Casa Branca ou Congresso dos Estados Unidos.
Caso houvesse qualquer pronunciamento, o assunto seria tratado de forma de destaque pelos noticiários nacionais ou internacionais, o que não ocorreu.