
Circula nas redes sociais que o 5º Batalhão do Exército Brasileiro em Ponta Grossa, localizado no Paraná, foi pintado de vermelho por fazer alusão ao comunismo. Segundo as informações compartilhadas, o prédio estaria passando por reformas para substituir a cor originária verde-oliva. A informação é falsa!
O vídeo em questão que diz mostrar a frente do Esquadrão de Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, localizado na Avenida Visconde de Mauá, realmente mostra o prédio em tons de vermelho. Entretanto, as cores vermelho e branco foram adotadas pela instituição em 2005, sendo as tonalidades que o Exército Brasileiro adota para representar os quartéis de Cavalaria, que é o caso deste batalhão.
Em nota, o 5º Batalhão de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa informou que antes de 2005, o prédio tinha tons de verde-oliva, com que representa um quartel de Infantaria.
O Exército utiliza de cores para diferenciar os quartéis por todo o país.
- Infantaria: tons de verde;
- Artilharia: tons de azul;
- Logística: geralmente amarelo e cinza, variando da frente que atua;
- Cavalaria: vermelho e branco.
A coloração do prédio consegue ser vista na página do Facebook do Batalhão, ao qual mostra as instalações com tais cores no aniversário de 75 anos da 5ª Brigada em 2021.
O vídeo em questão é narrado por um homem que se diz ex-combatente, lamentando que o prédio teria deixado de ser verde-oliva, afirmando que tinha "orgulho" da cor. Ele completa dizendo que o vermelho teria sido escolhido para representar o comunismo, colocando a culpa nos "ditadores que estão no poder” e aos “generais traidores do povo brasileiro”.