Um vídeo circula as redes sociais, ao qual um homem dança, samba e rebola em um palco para uma plateia cheia, sendo falsamente atribuído ao ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
O homem do vídeo não é o chefe da pasta. O boato ganhou repercussão nas redes sociais de opositores do atual governo. Mas pode ser visto nitidamente que não é Santana na gravação.
O vídeo foi gravado no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), durante uma palestra para professores, com o objetivo de discutir o programa Mais Infância. O homem que dança para a plateia é o vereador de Salvador, Henrique Carballal (PDT). O vídeo pode ser visto no perfil do Instagram do parlamentar, e foi publicado no dia 25 de março deste ano.
Confira o vídeo original:
"Por mais duro que seja essa realidade, a gente enfrenta com muita luz, muito samba, com muita poesia. E é isso que temos que levar. É ou não é?", afirma o vereador, que é professor de História e jornalista.
Carballal proferia a palestra "A Preparação dos Educadores para o Ensino da História", ao lado de um colega de profissão. Neste mesmo evento, foi feita a homenagem à primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso.
O ministro da Educação ou a equipe ministerial não comentaram a repercussão tomada pelo vídeo. Camilo Santana era governador do Ceará entre 2015 e 2022, sendo eleito como senador na última eleição. No governo Lula, ele foi convidado para assumir a pasta da Educação.