Sem citar coach, autoridades do Rio Grande do Sul desmentem fake news de Pablo Marçal sobre doações
Reprodução
Sem citar coach, autoridades do Rio Grande do Sul desmentem fake news de Pablo Marçal sobre doações

Em meio à tragédia causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, instituições de autoridade pararam para desmentir, nesta segunda-feira (6), a informação de que a Secretaria da Fazenda do estado estaria cobrando notas fiscais das doações realizadas para auxiliar a população.

Apesar de as autoridades não terem especificado os autores e disseminadores dessa fake news, o coach Pablo Marçal, conhecido nacionalmente por suas palestras excêntricas de auto ajuda, havia compartilhado a informação falsa em suas redes sociais.

Em vídeo publicado no X (antigo Twitter) e no Instagram, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul afirmou que ‘não está realizando fiscalizações em embarcações, não está cobrando notas fiscais ou impedindo a circulação de alimentos’. Confira:

A Polícia Civil do estado disse que há oito investigações em aberto contra pessoas que compartilharam fake news sobre as notas fiscais.

O Secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos,publicou uma nota oficial e um vídeo em parceria com o perfil do Instagram do Governo do Estado, em que diz que, ao contrário da informação equivocada, as autoridades suspenderam a fiscalização a fim de agilizar a ajuda às vítimas das chuvas.


Confira o que e como doar para as vítimas do Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul divulgou na manhã desta terça-feira (7) quais materiais são prioridade para doações às vítimas das enchentes que atingem o estado .

São eles:

  • Água potável (prioridade máxima);
  • Cobertores, roupas de cama e de banho em boas condições;
  • Colchões;
  • Cestas básicas fechadas;
  • Kits de alimentos;
  • Ração animal;
  • Kits de higiene pessoal;
  • Itens de higiene e limpeza para casa;
  • Fraldas geriátricas e infantis.

Os kits devem ser entregues prontos, para agilizar o repasse das doações às pessoas que precisam.

Outras doações (roupas, marmitas e medicamentos)

Em relação às doações de roupas e refeições prontas, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil, com o Serviço de Assistência Social local ou com o abrigo em questão para garantir que não ocorram desperdícios e que as peças sejam encaminhadas para as comunidades que ainda precisam.

Medicamentos

Não são aceitos, neste momento, medicamentos doados por pessoas físicas, mas apenas doações realizadas por organizações não governamentais (ONGs), laboratórios farmacêuticos, distribuidoras de medicamentos e municípios.

O que não doar ainda

O órgão informou que os centros de doação não estão recebendo móveis e utensílios domésticos.

Onde doar


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!