As imagens foram gravadas no Iraque, em 2016, quando a unidade de combate ao terrorismo tentava se infiltrar no Estado Islâmico
Reprodução/redes sociais
As imagens foram gravadas no Iraque, em 2016, quando a unidade de combate ao terrorismo tentava se infiltrar no Estado Islâmico

Circula nas redes sociais um suposto vídeo de uma explosão de um carro, que teria sido encenada pelo Hamas nos últimos dias. Entretanto, a informação  é falsa.

A gravação original trata-se de uma operação da Falcon Intelligence Cell, a unidade militar de combate ao terrorismo do Iraque. A imagem foi feita durante uma explosão forjada em 2016. De acordo com o jornal New Zealand Herald, da Nova Zelândia, o intuito da encenação era de infiltrar agentes da unidade no Estado Islâmico . Um dos envolvidos era o capitão Harith al-Sudani, morto em 2018 pelo grupo terrorista.

No vídeo, é possível ver o carro sendo explodido e, em seguida, várias pessoas aparecendo no quadro como se tivessem sido feridas. Na peça desinformativa, é posta uma legenda que diz: "A indústria da fake news do Hamas".

Uma voz narra a situação que está expressa no vídeo: "Bom dia seguidores da página Viva Israel, estou trazendo pra vocês mais um vídeo da indústria de cinema do grupo terrorista Hamas. O que a gente está vendo aqui é um carro que será explodido, como se Israel tivesse atingido ele lá, com mísseis. Logo em seguida começa a entrar os figurantes que vão se jogar no chão, como se fossem as pessoas que sobreviveram a essa explosão".

checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!