É falso que Lula tirou foto com integrante do Hamas

A foto faz falsa associação de brasileiro com ascendência libanesa com integrante do grupo extremista islâmico

Mohamad El-Kadri e Lula em novembro de 2019, quando o presidente saiu da prisão
Foto: Diário Oeste - 19.10.2023
Mohamad El-Kadri e Lula em novembro de 2019, quando o presidente saiu da prisão

Circula nas redes sociais que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria supostamente tirado uma foto com um homem vestindo um lenço palestino, chamado de hata. Segundo a publicação, este homem seria um integrante do Hamas. Entretanto, esta informação  é falsa.

Na realidade, o homem que aparece na foto é o brasileiro Mohamad El-Kadri. Ele é ativista com ascendência libanesa, e atua como presidente do Fórum Latino Palestino. El-Kadri não possui quaisquer relações com o Hamas , grupo extremista que promoveu um  ataque contra Israel no dia 7 de outubro.

El-Kadri é ex-candidato a deputado estadual pelo PT, tendo concorrido por São Paulo em 2018. Ele nasceu na capital paulista, sendo filho de pais libaneses. Desde os anos de 1980, ele milita pela causa palestina.

A foto que circula foi tirada em novembro de 2019, quando Lula saiu da prisão. Em outras oportunidades, El-Kadri tirou fotos com representantes do PT, como Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann.

Sobre a posição do governo Lula e do PT sobre o conflito que ocorre em Gaza e Israel, foi publicado uma resolução no dia 16 de outubro em que o partido condena a violência na região, seja por parte do Hamas ou de Israel, chamando de "ataques inaceitáveis, assassinatos e sequestro de civis".

Segundo o texto, o PT apoia desde os anos de 1980 a causa palestina , para que consigam a soberania nacional , seguindo historicamente uma relação partidária única com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e com a Autoridade Nacional Palestina sediada em Ramallah.