A montagem tem circulado em grupos bolsonaristas
Reprodução
A montagem tem circulado em grupos bolsonaristas

Circula em grupos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma montagem ao qual mostra uma capa do jornal estadunidense The Washington Post, com a seguinte manchete: "Bolsonaro is the best brazilian president of all the times and people loves'm (sic)". Em uma tradução livre, isso sugere que o jornal chama o ex-mandatário de "o melhor presidente brasileiro de todos os tempos", além de categorizar que a população o "ama". A suposta capa do jornal trata-se de uma montagem.

Fica entendido que a capa trata-se de uma montagem feita sobre outro conteúdo de satírico, que havia viralizado em 2019. No ano, o grupo de oposição ao presidente Donald Trump, chamado Yes Men, fez uma mimetização do jornal e espalhou pela capital norte-americana (Washington D.C.).

No conteúdo da época, a capa era estampada com as machetes: "Unpresidented: Trump hastily departs White House, ending crisis (Não mais presidente: Trump deixa rapidamente a Casa Branca, acabando com a crise)" e "Celebrations break out worldwide as Trump era ends (Celebrações surgem em todo o mundo com o fim da era Trump)". 

Na nova peça de desinformação, a imagem de Trump foi substituída pela de Bolsonaro durante discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A segunda machete continua igual, podendo ser lida na parte inferior da imagem.

A imagem original dos jornais empilhados está disponível para compra no Getty Images, e é do fotógrafo Tasos Katopodis. O valor da foto chega a R$ 3 mil no site, e já foi utilizada na reportagem do The New Yorker. Você encontra pelo nome de "Ativistas distribuem 'Bye-Bye 45', uma edição satírica do The Washington Post", além de vir com um texto explicando sobre o que se trata a imagem em questão.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


checagem

Há alguma informação que você gostaria que o
serviço de checagem do iG verificasse?

Clique aqui para Enviar

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!