Circula nas redes sociais e grupos de whatsapp um texto atribuído ao jornal O Globo em que o líder do PCC Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, afirma que “estamos todos no inferno”, cita escândalos de corrupção e diz que ele seria "um sinal de novos tempos".
A entrevita reproduzida, no entanto, é falsa. Embora o texto em questão realmente tenha sido publicado em uma edição impressa de O Globo, ela trata-se de uma ficção produzida pelo jornalista Arnaldo Jabor há 17 anos. O cineasta, inclusive, já falou sobre a obra para à rádio CBN .
O texto foi uma crítica direta aos casos de corrupção na época, citando que “tem deputado, senador, tem generais, tem até ex-presidentes do Paraguai nas paradas de cocaína e armas”.
Na entrevista falsa, é atribuída a Marcola as declarações que o Brasil “vive numa pós-miséria", que ele não se assusta com a morte" e, na prisão, ela é "apenas um “presunto diário”. A coluna de Jabor repercutiu na época e ganhou grandes proporções.
O fato é que a entrevista nunca aconteceu e a crônica foi invenção do jornalista. Apesar disso, pelo menos desde 2014 o texto é compartilhado de tempos em tempos como se fosse verdadeiro.