Bolsonaro não foi vaiado e expulso de restaurante na Argentina

O vídeo em questão foi editado para passar a impressão de que o ex-presidente estava sendo vaiado

Bolsonaro chega à cerimônia de posse de Milei
Foto: Reprodução/Televisión Pública
Bolsonaro chega à cerimônia de posse de Milei

Circula nas redes sociais um suposto vídeo onde o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), aparece sendo expulso de um restaurante. Segundo a publicação, o caso teria ocorrido durante a passagem de Bolsonaro pela Argentina para a posse de Javier Milei como presidente do país. Na gravação, é possível ver o ex-mandatário entrando em um estabelecimento, com gritos favoráveis ao atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entretanto, a informação  é falsa .

Na publicação, a peça de desinformação vem acompanhada da seguinte legenda: "Depois de não conseguir participar da foto oficial, Bolsonaro ainda foi ESCORRAÇADO em restaurante na Argentina. O MITO TÁ QUERENDO CHAMAR ATENÇÃO MESMO". 

Entretanto, o vídeo em questão teve seu áudio alterado para sugerir que o ex-presidente havia sido hostilizado na ocasião. Na realidade, as imagens originais sem edição foram gravadas na última sexta-feira (8), no restaurante Rodizio Puerto Madero, em Buenos Aires. Bolsonaro junto a sua comitiva jantou no local.

O momento foi registrado quando Bolsonaro saiu para cumprimentar os apoiadores. No vídeo original, é possível ouvir aplausos e saudações.

Nas redes sociais, o deputado estadual de São Paulo, Lucas Bove (PL), que fazia parte da comitiva, postou um vídeo da chegada de Bolsonaro no restaurante. Na gravação, é possível ver as pessoas aglomeradas do lado de fora do estabelecimento, acenando e mandando abraços ao ex-mandatário.

Em todos os vídeos publicados sobre a passagem de Bolsonaro pelo restaurante, não é registrada nenhuma manifestação contra o ex-presidente, ou qualquer hostilização.