Governo não proíbe mães chefes de família de receber Bolsa Família

O governo segue com a condução de processos de averiguações cadastrais dos beneficiários do Bolsa Família

Foto: Redes sociais
O governo está fazendo uma averiguação cadastral no benefício, mas sem indícios de impedir que mulheres chefes de família de receberem

Circula nas redes sociais um vídeo que afirma, em tom de urgência, que o governo proibiu as mães chefes de família de receber o benefício do Bolsa Família. A mulher da gravação explica que a decisão foi tomada no dia 2 de agosto, ao meio dia, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Segundo ela, o governo está fazendo uma análise minuciosa para identificar casos irregulares no Cadastro Único (CadÚnico). A informação de proibição de mulheres chefes do lar no Bolsa Família  é falsa .

O ministro do MDS, Wellington Dias, não fez anúncios no dia 2 de agosto que estivessem relacionados ao Bolsa Família, nem ao CadÚnico. Ao Projeto Comprova, o ministério emitiu uma nota que diz que "o Cadastro Único estimula que as mulheres se declarem como chefes de família”, e que não é verdade que o órgão tenha feito qualquer alteração neste sentido no pagamento de mulheres chefes de família.

O programa Bolsa Família foi relançado em março deste ano, com a volta para um terceiro mandado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o retorno, o MDS tem promovido uma averiguação nos cadastros ativos, que podem afetar a liberação do benefício de maneira permanente. O governo pretende garantir que as famílias que não se encaixam nos critérios, deixem de receber o valor do programa.

Entretanto, o vídeo, que foi originalmente publicado na plataforma Kwai, já chegou a cerca de 29 mil visualizações, 2,4 mil curtidas e 113 compartilhamentos até o dia 7 de agosto.

Confira as mudanças ocorridas no Bolsa Família.